Páginas

sábado, 31 de maio de 2014

DIY - Cinto trançado de tecido


Ai, ai, ai!!! Amei esse cinto que achei no blog Delia Criates!!! Gosto muito desse uso inteligente para transformar coisas que não estão sendo mais usadas - reciclagem. Ainda mais quando é algo inteligente e bonito.

Nessa peça foram utilizadas tiras de camisetas, mas pode ser qualquer tecido que não tenha lado avesso.

Material:

-Tiras de malha de aproximadamente 6,5 cm de largura (já que a malha se enrola facilmente, acho que se for mais fino não deixará o cinto encorpado) e o comprimento será um pouco maior que a largura da cintura ;
-Alfinete de segurança
- Linha para costura na cor ou tom da malha;
- Argola para cinto;
- Ponteira para cinto de brim no mesmo tom (embora não tenha sido colocado, achei que faltou para dar um arremate legal).
- Necessário máquina de costura.



Juntar as quatro pontas de um lado e prender com um alfinete de segurança, para começar a trançar o trabalho.

 Aqui é sugerido que se coloque sobre a parte que foi presa com o alfinete, um livro ou uma lata como peso para ajudar a prender o trabalho enquanto se trança o tecido.


Aqui segue a sequencia de como deve ser feito o trançamento.







Depois de trançado todo o trabalho, ficará assim. Agora vem a parte da finalização.




O que você achou?

Deixe seu comentário.

Beijos e bom final de semana!!!

sábado, 24 de maio de 2014

Ideias legais


O site visitado desta vez foi o Heart Nap Time e encontrei essa ideia para deixar os clips mais atraentes.

A explicação mais importante que vale ressaltar é que o clips deve ser enganchado no aro que fica atrás dos botões - desses que geralmente se usam em roupinhas de crianças.

Achei a ideia bacana, mas eu só faria uma alteração no processo de colagem, pois pelo que entendi ela fixa o clip no aro atrás do botão e depois fixa os dois com uma fita adesiva. Acho que funcionaria melhor e ficaria um acabamento mais delicado se colasse um círculo pequeno de feltro com cola quente.

Quando eu fizer, trago aqui para mostrar.




PAP-Fofuras em feltro



Como eu disse, o feltro tem sido o meu queridinho companheiro dos últimos tempos.

Esse não é bem um PAP, já que as fotos do blog Crafts for Kids falam por si.

A ideia bacana é poder usar toooooodos os retalhos que vão ficando naquela caixinha que guardamos, não é mesmo? E olhem o resultado: uma fofura a roupinha da menina.

Uma outra ideia legal é usar como prendedor de chupetas, que tal? Ali na hora de colocar o alfinete dá para prender a fita com a chupeta pendurada (se bem que acho que chupeta sumiu, porque nunca mais vi bebezinhos com uma delas).

Outra ideia e fazer vários desses coraçõezinhos e montar um quadrinho fofo, imaginem?

Nossa minha cabeça começa a fervilhar de ideias quando vejo essas coisinhas... E sua ideia qual seria?

Beijos e bom final de semana!!!

quinta-feira, 22 de maio de 2014

PAP- Inspire seu coração


Nossa! Amei esse coração que encontrei na web...
Ainda não fiz, porque ainda estou pensando onde colocá-lo.
Mas olha que coisa mais fofa e fácil desse mundo.
Eu vi essa ideia no site Faça Arte e tem bastante coisa legal por lá.
Vendo essa técnica, fiquei imaginando fazer bolas de feltro para o Natal, para enfeite da árvore. Imaginem que lindo que deve ficar?
Acho que o segredo para o acabamento da peça é não deixar nenhuma ponta de alfinete aparecer para não machucar quem tocar a arte, então, todos os alfinetes que forem aplicados deverão "sumir" no isopor, já que no material é mencionado um isopor com espessura suficiente para fixar os alfinetes.

Beijos e aproveitem!






segunda-feira, 19 de maio de 2014

Sonho de menina


Achei esse blog, através de outro blog - o love charla anne, visto aqui. Gente, cada coisa linda! Fora a filhinha dela que é a boneca em pessoa.

Para quem já costura à máquina, é uma ideia e tanto para o dia das crianças ou presente de aniversário.

Curtam as fotos e cada detalhe: a casinha fechada vira uma bolsa, dentro da bolsa moram as bonecas, com suas roupinhas tanto no cabide quanto na cômoda. E por fim, quando acaba a brincadeira, a 'mamãe' coloca as filhinhas para dormir e fecha a casinha. Ah! E olhem a riqueza das roupinhas das bonecas.

Mããããe!!! Também queroooooo!!!



v

PAP COSTURINHAS

                                                               Clique para aumentar

Não quero chover no molhado, mas PAP é PAP. Mas como falar de feltro e não começar pelas costurinhas?

Olhem, eu não tinha a menor habilidade com agulhas, e seria pretensão demais dizer que já tenho, mas confesso que já melhorei bastante treinando com os feltrinhos que tenho comprado compulsivamente.

Vamos lá! 

O ponto caseado é aquele famosinho que aparece nas costurinhas do feltro. De todos é o que dá mais charme às costuras feitas à mão. Encontrei duas dificuldade nesse tipo de ponto:  a primeira foi conseguir deixar intervalos proporcionais e isso você pega a mão rapidinho, é treino mesmo. A segunda é não deixar a linha embolar, para isso prefiro usar a linha de pesponto porque ela é mais grossa e facilita o manuseio. Embora a linha de bordado tenha muito mais variedade de cores, euzinha me embolo toda nela... Pode ser falta de prática também, é fato, mas ainda assim aconselho a linha de pesponto para te animar a costurar. O preço médio de um carretel é R$ 1,50, em armarinhos de bairro. 

O ponto alinhavo é tão fácil quanto o caseado, a prática também vai te fazer conseguir medir a distância certinha entre um ponto e outro. Quando você for fazer, vai perceber que no fim das contas, esse ponto é uma costurinha na frente e uma costurinha no verso. No feltro também fica bem fofo!

O ponto reto ou palito, não é difícil de fazer, mas se você errar o espaço entre as 'agulhadas', vai aparecer nitidamente o erro, justamente porque esse pontinho fica em pé e visualmente fica claro onde o ponto 'escorregou'. Mas, de novo, nada que a prática não resolva.

O ponto atrás parece ser difícil, mas é bem tranquilo de fazer. Confesso que precisei ver aulas em vídeo na internet para entender esse ultimo ponto e claro, já aproveitei para ver todos os pontos para ver se eu tinha entendido realmente.

Sugiro esse endereço da KAWAI FELTRO é bem explicado e aprendi ali.

https://www.youtube.com/watch?v=R5-yGLz5lGw

Beijos e boa sorte!

Paixonite Aguda





Sempre amei todo tipo de artesanato, virava e mexia eu estava fazendo alguma coisa, mas nunca levei muito a sério porque sempre estava ocupada com outras coisas e acabava entre um curso e outro guardando todos os materiais e esperava a vontade voltar com uma nova forma, uma nova técnica.

Tudo começou com o tricô que minha mãe ensinou, mas acho que não me dei muito bem. Depois veio o crochê que minha avó Laura tentou me ensinar, também não passei dos barradinhos de panos de prato. Depois lembro das aulas de educação artistica da escola, eu amava de paixão. Até me lembro de uma professora chamada Graça Girardi que elogiou um pintura que eu tinha feito - achei o máximo!

Ai vieram as aulas de magistério, e tinha trabalhos manuais o tempo todo! Eu sempre me dava bem e tinha umas ideias bem diferentes para montar as aulas. Eu me formei, mas não dei andamento à carreira do magistério. Voltei-me para a Administração de Empresas e por causa disso, meu tempo para os trabalhos manuais ficou lá guardadinho, escondido, bem dizer esquecido.

Tentei uma retomada quando fiz o meu primeiro curso de artesanato: caixas de papelão ondulado, no SESI de Sorocaba, onde eu morava à época. Eu estava empolgada e fiz caixas até não querer mais. Todo mundo era presenteado com uma caixinha minha: era formato de coração, oval, redonda, quadrada, retangular... Pena que na época não tinha máquina fotográfica, pois não registrei nenhuma delas.

Das últimas técnicas que vieram e tomaram meu coração, são o MDF e o feltro: paixão arrebatadora!

Trarei PAP´s de várias técnicas para que as pessoas que chegarem até o blog possam aproveitar o que elas tiverem mais afinidade, mas podem ter certeza que paixão de minha vida são o MDF e o feltro!

E você?  Qual das técnicas faz seu coraçãozinho bater mais forte?

Compartilhe aqui, quero saber!!! 

Beijos, boa semana e fiquem com Deus!


Para iniciantes


Foto: Google


Olhem, como eu comentei na primeira postagem, estou engatinhando no mundo das artesãs. Fico hoooooras 'babando' nas artes dessas meninas maravilhosas com suas mãos habilidosas para pesquisar sobre técnicas, ter inspiração para os trabalhos que pretendo criar e quem sabe, futuramente quando eu já estiver mais craque começar a receber encomendinhas.

Enquanto isso... vou aprendendo coisas novas a cada dia e lógico, vou compartilhar com vocês aqui nesse nosso espaço!

Curiosidade de artesã: eu ficava intrigada com esse tal de PAP e o DIY. É um tal de PAP pra cá e DIY pra lá. O que é isso afinal?

Tanto em um como no outro são detalhados todas as etapas para a confecção da peça que está sendo ensinada, a fim de facilitar o aprendizado.

Então temos:

PAP - sigla para Passo A Passo.

DIY - sigla em ingles de  DO IT YOURSELF (tradução livre - faça você mesmo).


Tudo tem um começo!






Essa é a primeira postagem do ARTESANATO: MOLDES E PAP´S e confesso que estava (e estou) bastante ansiosa para começar a trabalhar nele também; digo também porque já tenho um outro blog que curto de montão desde 2009 e para mim é uma grande paixão mantê-lo.

O meu primeiro blog, TEMPO DE VIVER, começou porque eu tinha uma imensa vontade de compartilhar com outras pessoas os meus pensamentos, ideias e tudo o mais que eu gostava.

Esse blog tem em comum com o TEMPO DE VIVER, a vontade de compartilhar, só que ao invés de palavras e pensamentos, aqui quero tratar de um assunto de artesanato: dicas, moldes, pap´s e reunir a maior quantidade possível de informação para facilitar a vida daquelas, que como eu, estão começando a se aventurar no mundo do artesanato, mas de forma mais profissional.

Minha intenção é trocar experiências com artesãs famosas para que elas nos deem dicas de como conseguiram se consagrar nessa profissão que é linda e digna demais!
 
Todas são muito bem vindas e espero do fundo do coração tentar ajudar o maior número possível de pessoas que querem iniciar nas artes manuais.

Vambora, porque temos muito trabalho pela frente!!

Sucesso a todas! E contem comigo!