Páginas

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Trabalhar com artesanato




Um dos assuntos que mencionei que trataria aqui no blog, era sobre trabalhar com artesanato.

Acho que quem gosta de artesanato, gosta e pronto. Pode ser que precise refazer um ponto cem vezes, recortar mil vezes a peça que saiu errada, mas se gosta não tem jeito, faz, fará muito bem e com muito prazer e sobretudo, com muito carinho.
Por causa desse carinho pelo trabalho é que muitas pessoas pensam em começar a trabalhar com artesanato como uma fonte de renda. Mas então vem a pergunta: afinal como fazer isso de forma profissional?

Vi umas dicas bem bacanas num site de Portugal, chamado  sobre.com.pt.

Fiz umas adaptações a nossa realidade. Claro que o assunto não ficou esgotado aqui e certamente o abordarei muitas vezes aqui no blog.


Então, vamos lá:

ARTESANATO PROFISSIONAL

1 - Marca

Crie sua marca, ou um logotipo para o seus trabalhos. Isso é importante para mostrar o cuidado que você tem com cada peça que produz e traduzirá o quanto profissional você é, já que os detalhes farão a diferença para quem adquirir sua arte.
No início, quando o investimento ainda não puder ser tão algo, você poderá imprimir em papel e colar nos trabalhos, ou fazer em etiquetas auto adesivas. O importante é identificar-se, colocar seu telefone fixo ou celular e email, ou site, se tiver em todos os trabalhos para que a pessoa que comprar/ganhar uma peça sua a tenha como referência para próxima encomendas/compras.
No site Recicle e Decore você pode ter uma ideia de como fazer suas etiquetas.

2- Fotografe seu trabalho.

Fotografe e anote as peças que fez e os preços para venda, isso é bacana para que você tenha um portfólio de seus trabalhos. Importante que você tenha um arquivo, seja digital ou mesmo físico (caderno, álbum, pasta) com a descrição de cada produto, o material utilizado, a quantidade de cada item que foi empregado na peça e o que mais julgar importante para a sua anotação.
Além disso, a fotografia também é importante para apresentação no seu site, blog ou facebook. Não que seja necessário uma super produção para as fotos, mas alguns cuidados farão toda a  diferença na apresentação das fotos, pode acreditar e consequentemente valorizará ainda mais o seu trabalho.
O melhor vídeo sobre isso eu vi vem do blog Juju Tetéia, vocês vão amar!




3 - Valorize a apresentação de seu trabalho

Esse item também não pode ser ignorado. Papéis de presente bonitinhos, saquinhos plásticos, ou até mesmo uma embalagem idealizada por você cativa o cliente. É importante entregar o seu artesanato numa embalagem delicada e bem cuidada. 
Quando pensamos na embalagem, ela tem o mesmo sentido de entregar um presente sem embrulho. Não há nenhuma graça, por isso capriche nesse item final do trabalho.


4 - Encomendas.

Somente aceite encomendas se receber metade do dinheiro adiantado, deixe bem claro qual a forma de pagamento. É legal combinar que o valor restante seja depositado pelo menos dois dias antes da postagem do produto no correio, caso seja através de depósito bancário. Existe a forma de pagamento por cartões que é mais segura, porém tem um custo da taxa de administração, que pode ser incluída no custo do cálculo do produto. Caso essa encomenda seja feita pessoalmente, o tipo de acordo deve ser o mesmo quanto aos pagamentos, ou seja, sempre adiantado.
Lembre-se que a venda pela internet é sempre pagamento adiantado para depois envio do produto pela empresa, por que com o seu trabalho seria diferente?
Ao receber uma encomenda, sempre estipule um prazo com dois dias a mais do que você precisará de fato  para fazer o trabalho para ter uma margem de segurança. Nunca falhe nisso, porque falhar faz com que você perca a credibilidade. Organize-se para fazer as coisas com calma, para o trabalho não sair mal feito e para que o cronograma seja cumprido. Lembre-se, nunca prometa o que não pode cumprir.

5 - Organize-se

Organize suas peças de trabalho, deixe tudo muito bem guardado e arrumado. Coloque suas peças em vidros, caixinhas bonitinhas, deixe tudo limpinho, para que na hora de executar o trabalho, tudo saia direitinho. Bagunça acumula energia negativa no ambiente, além disso, você pode perder muito tempo para executar o trabalho.
Quando for iniciar um trabalho, separe todos o material que utilizará, justamente para ganhar tempo na confecção da peça. Se o trabalho for muito grande e demorado, esboce um cronograma com as etapas que deverão ser cumpridas, para que você não se perca na execução do projeto.

6- Aprimore-se.

Tente sempre aprender coisas e técnicas novas de trabalho, leia, atualize-se, há revistas, sites na internet, enfim muitos meios para vc aprender.
No início quando não há muita grana disponível os milhares de sites que existem, tanto nacionais, quanto estrangeiros poderão ser consultados e pode ter certeza que se aprende muito com o passo a passo que são disponibilizados. Mas é importante também, quando puder dispor de um valor para investir, faça um curso com alguma professora que agregue ainda mais valor ao seu produto.
É importante 'alimentar' a criatividade constantemente.
Saiba das tendências do mercado e atualize-se sempre. Aprimoramento nessa área competitiva é fundamental!
Troque ideias com outras artesãs. Faça parte de um grupo de artesãs e troque informações sobre novidades.

7 - Como vender seus produtos.

- Participe de feiras de artesanato local .
- Ofereça seus trabalhos em lojas.
- Anuncie em jornais de bairro.
- Divulgue pelas comunidades do Facebook
- Divulgue através de emails para suas amigas, enviando foto e preços de algumas peças.
- Faça um blog, anunciando seus produtos
- Faça contato com outras blogueiras

8 - Como você deve calcular o preço pelo seu trabalho artesanal?

Antes de produzir, você deve verificar:
Quem é seu publico alvo, ou seja você quer vender para quem?.
Quais são os seus gastos mensais com a produção?
Qual o tempo dispensado na mão de obra?

Já vi dicas aqui na net, falando sobre um cálculo bem simplista que dizia que o trabalho deveria ser calculado baseado na matéria prima e multiplicado por 3.Porém, esse cálculo é um tanto 'perigoso', já que tanto poderá exorbitar no valor de uma peça, ou dar-lhe prejuízo, caso algum gasto não esteja sendo considerado no cálculo.
Descobri esse vídeo falando sobre qual a maneira correta de se fazer o cálculo para vender um produto artesanal e que vale para qualquer tipo de cálculo para venda de produtos manufaturados em geral.
A grande importância de se saber qual o valor correto da sua peça de artesanato é vender por um preço justo e não exorbitante, saber que não está tendo prejuízo na venda de sua peça e conseguir cada vez mais clientes com um preço justo e adequado ao mercado.

Veja essa matéria importante em Revista Artesanato

9 - Administrando o seu lucro.

Já que falamos em dinheiro, uma regra básica que todo empreendedor deve respeitar é o lucro. Sempre que você fizer uma venda, guarde uma parte do dinheiro, aprenda a organizar-se e poupar seu dinheiro.
Esse é um item que considero bastante abrangente e vou tratá-lo em particular numa postagem futura, para poder falar mais detalhadamente, já que esse assunto é bem importante.

10-Bom humor e positivismo.


Alto astral, positivismo, e pensamentos bons, atraem boas energias, por isso, alegria sempre!

Por enquanto é isso! Espero que sejam dicas proveitosas e como disse anteriormente, abordarei mais vezes sobre o tema.

Um grande beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário